Já pensou em usar o Isntagram e o TIK TOK como forma de se comunicar com o seu cliente? Então, neste artigo vou te mostrar como usar o Instagram e o Tik Tok para atingir o seu público do jeito certo e divulgar o seu produto.
Vale dizer que mesmo para as redes sociais mais interativas como o Tik Tok é necessária uma estratégia completa e que a comunicação seja de forma simples e entendível para o público-alvo.
Portanto, neste artigo vou te ensinar as melhores formas de se comunicar em cada uma dessas redes sociais sem comprometer a imagem de seriedade que a sua empresa busca trazer.
As redes sociais podem influenciar no processo de compra do cliente?
Pode-se dizer que as redes sociais, hoje influencia boa parte da população com poder de compra. Estamos falando do público entre 16 e 35 anos. Esses compradores recorrem a redes sociais para obter informações sobre as empresas.
No Instagram, principalmente, os compradores buscam depoimentos e feedbacks de outros clientes para saber como foi a experiência de compra. Além disso, no Tik Tok, usam-se vídeos de outros clientes para contar um pouco sobre como foi o processo e em quais condições o produto chegou na casa do consumidor.
Esses vídeos são importantes para que os possíveis clientes saibam como funciona o processo de compra e entrega de serviços para o cliente e para a empresa. Desta forma você poderá demonstrar ao público prazos, processo de atendimento e canais disponíveis para contato.
Assim, você poderá conquistar a confiança do seu cliente e se demonstrar acessível, afinal, as redes sociais hoje também são vistas como local de atendimento pós-venda e para sanar dúvidas.
Existe Tik Tok e Instagram Business?
Sim! Ambas redes sociais possuem versão business onde você pode aproveitar vários recursos para conhecer melhor o seu público-alvo e os conteúdos que mais engajam. Desta forma você pode adequar a sua estratégia ao perfil de público que você tem hoje.
Já pensou, produzir conteúdos que o seu público gosta, interage e ainda divulga seu produto, tornando o processo de compra simples e o atendimento otimizado? Seria o objetivo de qualquer gestor.
Por isso, as versões business destes aplicativos podem ajudar muito a sua empresa a encontrar os compradores ideais e prepará-los para essa compra por meio de conteúdos que você entrega e gera conexão e segurança para o cliente.
Para você saber quais são os recursos disponíveis para as duas redes sociais, separamos abaixo as principais:
- Informações de desempenho e audiência: tanto no Instagram quanto no Tik Tok você pode ter um relatório das melhores postagens e dos melhores resultados dos últimos 30 dias, para adaptar a sua estratégia personalizada para o seu público.
- Links intuitivos: com os links você pode gerar uma ação do seu público como acessar o site, se inscrever em algum evento, promoção ou ter acesso a um conteúdo exclusivo.
- Conteúdo em destaque: No Instagram você pode usar os destaques para que seu público conheça melhor a empresa e pelo Tik Tok você pode fixar vídeos na linha do tempo a fim de incentivar o conhecimento do seu público.
- Conteúdo exclusivo para empresas: As duas redes sociais disponibilizam dicas de músicas em alta e conteúdos que estão bombando para você adaptar para sua comunicação, ajudando no engajamento e na entrega de conteúdo.
Estratégias para ter engajamento no Tik Tok:
Existem muitas estratégias que podem funcionar para o Tik Tok, mas, pensando que boa parte do público nesta rede social está entre a Geração Z e os Millennials, então, o conteúdo precisa ser atrativo e gerar algum tipo de reação neste público.
Pensando assim, é importante você tornar o seu conteúdo competitivo. Produzir vídeos engraçados e que chamem a atenção de quem está assistindo, é uma estratégia bastante eficaz.
Além disso, você também pode investir nos anúncios pagos, o Tik Tok tem um excelente entrega com esse perfil de conteúdo e pode ajudar a encontrar pessoas realmente interessadas no seu produto, valorizando o perfil de pessoas que interagem com o conteúdo orgânico.
Ser objetivo também faz parte dos conteúdos do Tik Tok, por isso, busque passar a sua mensagem em até 3 minutos, o tempo máximo de vídeos do Tik Tok, neste tempo você pode apresentar o conceito da sua empresa, o produto ou usar para fazer uma trend que tenha afinidade com a sua empresa.
A última dica e mais importante é usar hashtags, elas ajudam o seu público a encontrar os seus conteúdos. Elas devem ser focadas nas palavras-chave que estão na legenda do seu vídeo, para encontrarem seu conteúdo pela barra de pesquisa e pela famosa “For you”, conteúdos disponibilizados especialmente para você.
Estratégias para engajar no Instagram:
O Instagram é uma rede social que tem muito a oferecer, principalmente quando falamos do mundo business, se quer conquistar o seu público com o paio desta rede social é necessário primeiramente saber qual o perfil de conteúdo que mais entrega e no momento o que mais vem fazendo a diferença são os vídeos.
Seguindo o Tik Tok os vídeos em Reels são uma solução para alcançar o público da Geração Z e entreter os Millennials, além de apresentar o seu produto ou serviço de uma forma interativa, divertida e competitiva.
Os stories são outra ferramenta importante para você interagir com o público, isso por que, atualmente esse é o modelo que mais tem alcance de pessoas interessadas em assuntos similares ao seu.
Quanto mais eles interagirem com o seu story maior será a entrega dele para o seu cliente em potencial. Além disso, vale ressaltar que conversar com o topo de funil irá interagir principalmente com conteúdos de conhecimento, por isso, invista em post carrossel com dicas e ensinamentos.
Os posts pagos funcionam muito bem também no Instagram, mas, para manter o seu público antenado sobre as novidades da empresa, é necessário um cronograma de postagens que tenha frequência e horários bem definidos.
Uma informação importante é que o Instagram hoje é a segunda maior rede social e que movimenta mais de 41% de clientes através do tráfego pago, atrás apenas do Facebook, com uma entrega que ultrapassa os 70%.
Por fim, é necessário saber que todos os conteúdos devem ser testados, ou seja, não existe uma receita de bolo para os conteúdos que convertem, é necessário primeiro conhecer o seu público, saber quais foram as melhores postagens considerando as estratégias aplicadas e ir modificando conforme as preferências.
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“A cultura da Experimentação é ter vantagem competitiva’’ – Raphael Lassance
Biografia do autor:
Raphael Lassance – Mentor especialista em aceleração de empresas com Growth Hacking