Recrutar a equipe de vendedores pode ser uma tarefa difícil, reunir pessoas alinhadas com os propósitos e objetivos da empresa e com o fit ideal para cumprir as missões de ser vendedor podem ser encarados como empecilhos para o contratante.
Por isso, preparamos este artigo contando um pouco sobre o processo de seleção de vendedores e como definir quais estarão focados no sucesso da sua equipe. Então, leia este artigo até o final e acerte de primeira na sua escolha.
Comece conhecendo a sua empresa e a sua equipe:
Antes de começar a selecionar a sua equipe de vendedores, primeiramente precisa definir alguns pontos cruciais para o sucesso das suas vendas como: conhecer o seu produto, o seu concorrente e quais são os momentos mais importantes para que sua venda seja uma experiência única.
Entender que a venda é uma fase bastante decisiva para sua empresa pode ser um excelente passo rumo a fidelização e a escolha de bons profissionais para estarem ao seu lado.
O mercado que você atua também precisa ser compreendido com detalhes. Portanto, não desvalorize uma pesquisa completa com concorrentes e até uma consultoria para entender todos os processos da sua empresa, como otimizá-los, tornando-os mais funcionais e dinâmicos. Este é o primeiro passo para que a sua equipe de vendas seja campeã.
Entenda o perfil dos vendedores da sua equipe:
Uma boa equipe de vendas deve ter diferentes perfis de vendedores, mas todos devem ter apenas um foco, o cliente. Podemos colocar que o foco do vendedor deve ser o mesmo do cliente, solucionar o problema.
Neste caso, vale ressaltar que vendedor deve ter um perfil persuasivo e de negociador, levantando essas qualidades durante a comunicação com o cliente. Ele será alguém mais objetivo que encaminhará o cliente ao fechamento.
As técnicas de vendas devem ser os conhecimentos básicos deste profissional, contudo, ele depende exclusivamente disso para executar a venda, no processo seletivo é importante adicionar a capacitação do seu vendedor.
O vendedor deve primeiramente conhecer o produto que está vendendo para depois começar a encaminhar a sua venda. Por isso, durante o processo, invista em capacitar o seu vendedor para executar a sua função com excelência.
Os conhecimentos vão além das técnicas:
Os conhecimentos de técnicas de vendas são importantes para um bom vendedor, mas saber se ele concorda com os valores e propósitos da empresa é muito valoroso. Sendo assim, quando o vendedor está alinhado com estes pontos o processo de vendas fluirá naturalmente.
Lembrando que o vendedor não prospecta, mas, ele deve conhecer como funciona o processo de prospecção e como foi o contato com o cliente. Assim, ele saberá como foi a trajetória deste cliente e ressaltando os pontos de personalidade do cliente.
Isso será importante para que o cliente e o vendedor se entendam e tenham a mesma forma de comunicação, assim, definir o método de comunicação entre o prospect e o closer é importante também.
Entendendo o perfil ideal do vendedor para sua equipe:
Já falamos um pouco sobre o perfil de um vendedor, mas, para saber se ele tem o perfil ideal para sua empresa será necessário conhecê-lo um pouco mais. Portanto, utilizar uma ferramenta de análise comportamental pode ser uma excelente saída para determinar o perfil deste profissional.
Além disso, a ferramenta pode dizer muito sobre ele diante das diversidades, por isso, esta etapa não deve ser dispensada. Podemos te sugerir a Humanguide, esta é uma ferramenta completa e não existem respostas erradas, apenas conhecimento do perfil comportamental do seu vendedor.
Sendo assim, você conseguirá distinguir se ele possui os propósitos e valores da empresa, além de conhecer um pouco mais sobre o que o motiva e a palavras que podem definir o seu comportamento de negociador.
Conclusão:
Para finalizar, vale lembrar que um bom vendedor não prospecta, isso pode ser um processo cansativo e desmotivador para ele. Assim, ter uma equipe que irá conduzir o lead pelo funil de vendas pode ser a solução para otimizar o processo e torná-lo mais atrativo para o cliente.
O vendedor sempre será bem mais produtivo em sua função de vendas, com lead já preparado para negociação e fechamento, o vendedor saberá lidar com todas as questões deste lead trazendo um fechamento bem mais rápido e assertivo.
Por fim, é essencial os valores da empresa, os propósitos e os objetivos devem estar claros durantes as negociações, isso fará toda a diferença no momento de fidelizar o cliente e trazer soluções futuras a ele.
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