Criar estratégias que funcionem para o seu negócio vai bem além de apenas ter volume de vendas e nós podemos provar. Venha conhecer as melhores estratégias para escalar o seu negócio e criar um conceito inovador de vendas no seu segmento.
Leia o nosso artigo por completo e veja como seus resultados podem ser diferentes quando você abre os olhos para inovação e mudança de mindset.
Como mudar o mindset?
Para começar vou te explicar o que é mindset, que em português quer dizer “configuração mental”, sendo assim, você precisa ter uma boa configuração mental e focada no sucesso para que a sua empresa cresça.
A mudança de configuração mental consiste em mudar o modo como a sua mente reage a determinadas situações, focando sempre no processo de crescimento e na evolução dos negócios, enxergando as melhores oportunidades.
O mindset empreendedor é um conceito bem claro, que traz a visão empreendedora dentro das oportunidades que o mercado tem para te oferecer. Sabe aquele momento que você para e pensa: “nossa, mas porque eu nunca fiz isso?”. Esse o momento que temos um insight para criar a mudança de mindset.
Um dos principais erros de quem empreende é achar que é fácil e que não existem momentos solitários ou de decisões desagradáveis. Um dos pontos que nossos mentores sempre falam é sobre situações decisivas para sua empresa.
Escolher o crescimento, ou manter um parente na sua empresa, pode ser uma decisão dolorosa, que traga consequências futuras, mas, quando você tem um mindset empreendedor, sabe que essa será a melhor solução para sua empresa prosperar, afinal a prosperidade do empreendedor está na cabeça dele e não nas mãos.
Por isso, mudar como você olha para seu negócio pode ser um primeiro passo para mudar o mindset, além disso, estudá-lo, saber qual o impacto do seu produto no mercado, concorrência e formas de prospecção são passos importantes para alcançar a mudança de mindset.
Qual a importância do mindset na construção de estratégias de vendas?
Vamos começar esse tópico pensando em como e quem idealiza as estratégias de vendas na sua empresa, considerando a sua relevância como gestor na construção de objetivos e metas.
Provavelmente, sua resposta foi “eu” para os três passos. Logo, se você é peça fundamental neste processo de construção estratégica e de metas, o seu mindset precisa ser o mais desenvolvido e direcionado para os objetivos da empresa.
Quando construímos estratégias para escalar resultados, precisamos saber quais são as forças e dores da nossa empresa e como podemos solucioná-las para trazer mais vendas. Um bom recurso de mudança de mindset é a análise SWOT.
Ela dará uma visão estratégica da sua empresa e da sua concorrência, levantando as possíveis soluções para o seu negócio ser mais competitivo, especificando quais são as fortaleza e fraquezas que o seu produto ou serviço possuí no segmento escolhido.
A maior afinidade entre a mudança de mindset e estratégia de vendas está em saber o que precisa ser feito para crescer, mesmo que o crescimento seja doloroso, você precisa passar por ele para alcançar objetivos, não é mesmo?
Quando entendemos isso, passamos a aproveitar oportunidades que antes estavam em stand by, por receio da dor que esse crescimento pode trazer. Sendo assim, a mudança de mindset é fundamental para estruturar boas estratégias em vendas.
Estratégias de vendas podem ser feitas pelo líder?
As estratégias são geralmente feitas com o planejamento estratégico, proporcionando uma análise do passo a passo para o objetivo ser alcançado, ou seja, a empresa precisa ter um plano de ação para conquistar objetivos.
Quando falamos de plano de ação, muitos empreendedores pensam que esse será um plano focado em números altos, objetivos impossíveis e metas que coloquem o seu time “à prova de balas”. Quando, na verdade, o plano de ação nada mais é que alinhar de forma estratégica as próximas ações que podem ajudar a empresa a crescer.
As estratégias de vendas precisam ser feitas por quem conhece o produto e sabe vender. Geralmente, os líderes que frequentam o Sales Clube sabem que eles não podem vender, eles precisam estar do lado estratégico da empresa, apesar de serem os melhores vendedores.
Portanto, as estratégias de vendas podem ser feitas pelos líderes, contanto que ele conheça o produto, mercado e o impacto do produto no seu segmento. Assim, as estratégias serão focadas em mudanças sustentáveis, que têm como foco o desenvolvimento de mercado completo.
Por isso, quando falamos em inovação no Sales Clube, falamos sobre uma inovação estruturada, bem pensada e baseada em alguns pilares que podem ajudar a empresa a crescer, metrificar o crescimento e promover um ciclo de testes que funcionam para o seu mercado.
Por que um líder precisa de formação para criar estratégias?
Criar estratégias vai bem além de apenas colocar ideias em um papel e chamar alguém para colocar em prática. Para um líder criar estratégias de vendas ele precisa conhecer sua equipe, saber quais são seus objetivos, motivações e habilidades.
Para criar estratégias que tenham um foco é importante saber quais ferramentas você tem para medir o crescimento, como dar feedbacks e situação da satisfação do seu público. Cada um desses tópicos são decisivos para mudar o conceito de estratégia de um empreendedor.
Para alinhar essa visão de estratégia com a liderança é necessário mudar o mindset e para isso acontecer é preciso alguém para te dar aquele “chacoalhão”. Essa é a principal motivação de um líder precisar estudar antes de assumir uma empresa, ou criar a sua própria.
Existem muitos cursos de liderança no mercado que podem ajudar, mas, nenhum deles é uma imersão que reúne em 3 dias os melhores mentores do país, que trazem como pauta suas vivências do dia a dia. Eles relatam como funciona a gestão, na prática, sem fórmula mágica ou mirabolante.
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