O período de férias é uma época de grande movimento para o comércio gerar vendas. As pessoas estão mais abertas a gastar dinheiro, seja para presentear amigos e familiares, seja para aproveitar o tempo livre para si mesmas. Por isso, essa é uma oportunidade ideal para as empresas aumentarem suas vendas e alcançarem novos clientes.
Mas como aproveitar ao máximo o período de férias para o marketing do seu negócio? Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você criar campanhas de marketing eficazes e alavancar suas vendas.
1- Comece cedo com a sua estratégia de marketing de férias:
A primeira dica é começar o planejamento de suas campanhas de marketing de férias com antecedência. Isso dará a você tempo suficiente para criar mensagens eficazes e distribuir seu conteúdo para o público-alvo.
Sendo do nicho de viagens e entretenimento, vale muito a pena reunir o seu time e entender quais são os principais gargalos de atendimento, comunicação e vendas que hoje a sua empresa enfrenta.
Entender o público-alvo também fará com que você faça um planejamento direcionado para quem compra o seu produto ou serviço e nada melhor que a personalização para fidelizar o seu cliente de uma vez por todas.
2- Faça uma pesquisa de percado direcionada para o seu negócio:
Antes de começar a criar suas campanhas, é importante fazer uma pesquisa para entender o seu público-alvo. Quais são as suas necessidades e desejos? O que eles estão procurando nas férias?
Compreender o seu público-alvo ajudará você a criar mensagens mais relevantes e eficazes. Proporcionando mais assertividade na hora de tomar a decisão de compra.
Alinhar a expectativa com a realidade também está nessa fase de pesquisa, pois, não adianta vender para o seu cliente algo com o valor mais baixo do mercado, com a melhor cobertura, se a sua empresa não conseguir lucrar.
Esse é um ponto que merece atenção, você pode sim ter preços atrativos, mas deve mensurar a lucratividade e a possibilidade de crescimento em cima da campanha também.
3- Use a sazonalidade a favor do seu marketing:
As férias são uma época de grande movimentação, mas também de muita concorrência. Por isso, é importante usar a sazonalidade a seu favor.
Crie campanhas relacionadas às datas comemorativas do período, como Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa. Isso ajudará você a se destacar da concorrência e a chamar a atenção do seu público-alvo.
Para quem trabalha com o nicho de viagens, a preparação para datas como essas precisa ser ainda mais direcionada, pois muitas pessoas viajam nessas épocas festivas e será esse o seu gatilho principal de vendas.
Vender as férias dos sonhos também funciona, mas, seria mais interessante falar para o seu público que eles podem viajar com tranquilidade e apenas curtir dias felizes de conforto e diversão.
Ou seja, a sua empresa pode trazer a experiência incrível de férias que ele tanto busca, tirando assim o peso de más experiências das costas do cliente, ok?
4- Ofereça descontos e promoções para aumentar suas vendas:
Os descontos e promoções são uma ótima maneira de atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Crie ofertas atraentes que incentivem os clientes a comprarem seus produtos ou serviços pode ser a solução. Portanto, chegou o momento de pesquisar no seu CRM quais foram os produtos mais vendidos, vistos e questionados nos últimos meses.
Gerar conexão por meio de promoções personalizadas, traz a sensação de que a empresa se importa com os desejos dos clientes e oferece exatamente o que ele precisa para solucionar o problema.
Muitas pessoas tiram o início do ano e as férias para comprar material escolar, trocar de carro, casa, entre outras coisas.
Então, desperte no seu cliente essa necessidade com uma mensagem personalizada e focada no desejo dele, com melhores condições de pagamento, descontos exclusivos e formas de levá-lo a comprar com você!
5- Use as redes sociais para divulgar as promoções de férias:
As redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar suas campanhas de marketing de férias para vendas reais.
Crie conteúdo criativo e compartilhável que chame a atenção do seu público-alvo. Pense que férias são repletas de diversão, momentos de descanso e muito relaxamento. Seu marketing e suas vendas precisam ter essa leveza de férias.
Por isso, pense em mensagens nas suas redes sociais que trabalhem em cima desses gatilhos. Outra excelente abordagem é a vontade de mudança que sempre temos no início do ano.
Portanto, explore esses gatilhos mentais no seu público. Pois qualquer empresa pode usar temas sazonais para fazer marketing, basta saber adaptar. Alinhando para a realidade necessária do seu conteúdo atual.
Lembre-se: a experiência do seu cliente conta muito para fidelização dele. Sendo assim, não adianta só ter preço se ainda a sua empresa deixa a desejar no pós-venda e no atendimento.
6- Melhore o seu atendimento ao cliente dentro do seu negócio:
O atendimento ao cliente é essencial para qualquer negócio, mas é ainda mais importante durante as férias para alavancar vendas e o marketing.
Esteja preparado para responder às perguntas e atender às solicitações dos clientes o mais rápido possível.
Como estamos falando principalmente do ramo de serviços e viajem, nesta época, tenha mais de um canal de atendimento. Por isso, atitudes como essas ajudam a deixar os processos mais dinâmicos.
Tenha automações prontas, seja no Instagram, ou no chat online para otimizar a classificação do atendimento e o direcionamento do cliente para o setor certo.
Usar um assistente virtual também pode contribuir para o atendimento pelo WhatsApp. Assim o seu cliente terá soluções rápidas, efetivas que não irá demandar muito tempo da sua equipe.
Foque em soluções otimizadas para que o tempo de atendimento seja curto, mas que traga soluções efetivas e que direcione o seu cliente para o setor certo.
7- Meça os resultados de uma campanha de vendas no período de férias:
É importante medir os resultados de suas campanhas de marketing de férias para saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Use ferramentas de análise para acompanhar o número de visitas ao seu site, o número de leads gerados e o volume de vendas durante o período de férias.
Uma boa solução é o uso de links rastreáveis e divulgação direta nas redes sociais. Essas duas estratégias irão te ajudar a saber onde seu público está e como informá-lo de outras promoções e novidades.
Vale dizer que um comparativo entre datas sazonais e não sazonais também ajuda em uma visão completa e geral daquilo que está sendo aplicado.
Foque nos KPIs, vão te ajudar a entender melhor como planejar a próxima campanha de marketing. Como ela pode ser estruturada para gerar resultados, revisitar campanhas pode ajudar na construção de um relatório bastante completo.
Ou seja, analisar tendências, pode ser uma solução para alavancar resultados e medir por onde efetuou a compra. Ofereça formas de reter esse cliente, como: newsletters de promoções, ou até mesmo descontos no caso de preenchimento de formulários.
Portanto, estratégias como essas trazem leads qualificados que podem não fechar no primeiro contato. Mas com a nutrição personalizada, irá fazer parte dos resultados muito em breve.
Conclusão sobre marketing e vendas no período de férias:
O período de férias é um momento que boa parte das pessoas estão disponíveis para conhecer a sua empresa, seja pelas redes sociais, ou presencialmente. Por isso, oferecer soluções atrativas, envolventes e direcionada ao perfil do seu público é fundamental neste momento.
Assim, torne o contato com ele intimo, deixando seu cliente a vontade para perguntar valores, promoções e até mesmo sugestões de atendimento. Seja um canal aberto e disponível para que ele se sinta seguro e volte a comprar.
O marketing e vendas de férias de uma empresa não pode ser baseado exclusivamente no processo de vendas. Mas também na diferença que o cliente pode fazer no seu dia a dia.
Começar do zero todo mês é enxugar gelo, então tente fidelizar o cliente e começar pelo menos do 5 no próximo mês, ok?
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