Desafio da liderança: reter talentos sem investimento infinito

Um dos maiores desafios da liderança é manter talentos na empresa sem precisar de investimento infinito, neste artigo vou te mostrar como fazer isso e como atrair bons talentos também. 

Leia e veja como trazer essa realidade para sua empresa também. 

Comunicação para atrair talentos: 

A comunicação é o segredo para atrair e reter talentos, então, invista em uma boa comunicação. Seja comunicação interna ou externa, a comunicação a melhor forma de mostrar a identidade da empresa e como ela valoriza as pessoas que estão lá. 

Hoje usa-se o nome marca empregadora para definir essa comunicação, ou seja, as empresas que se comunicam da melhor forma com seus colaboradores constroem uma marca que se torna desejo para talentos no mercado de trabalho. 

Assim, você pode investir muito mais em estratégias para que os bons talentos estejam com você e se mantenham, desta forma você pode ter benefícios como: otimização de colaboradores, a criação de equipes de alta performance e a obtenção de resultados fora da curva.

Essas são algumas práticas que contribuem para a criação de identidade empregadora e atrativa tanto para as equipes que hoje estão com você, quanto para os futuros talentos. 

Oportunidade com muitos talentos, como ter? 

Essa é uma pergunta simples, vamos pensar, a Google quando anuncia uma oportunidade tem muitos talentos para apenas uma vaga, qual será o segredo? 

Hoje a Google é uma referência de marca empregadora e investe muito em comunicação com os talentos disponíveis no mercado. Eles colocam em suas redes sociais e veículos de comunicação cada uma das inovações implementadas na empresa. 

Todas as novidades que chegam por lá são comunicadas para o mundo todo, esse deve ser o seu pensamento para construir a sua marca. Investir nas redes sociais, usando momentos de treinamentos, datas de eventos e até mesmo datas comemorativas internas pode ser uma forma maravilhosa de atrair esses talentos. 

Vale lembrar que os colaboradores que são da equipe, quando participam desses momentos, se sentem parte da empresa e valorizados, por isso, é importante usar esses veículos de comunicação para colocar em evidência a sua equipe, seus resultados e atrair bons olhares para as oportunidades que podem se abrir na sua empresa. 

Além disso, dar uma cara para sua empresa explorando momentos de conhecimento com o diretor da empresa, os líderes e principalmente momentos de interação durante os treinamentos. Isso constrói um relacionamento com os perfis disponíveis no mercado. 

É importante que os talentos olhem para as imagens e queiram pertencer a este ambiente e se identifiquem com esse perfil de comunicação. 

Foque no bem-estar do ambiente de trabalho:

O ambiente organizacional precisa ser leve e trazer segurança para o colaborador, quando ele se sente bem consegue produzir mais e entregar maiores resultados. 

Existem diversos benefícios em construir um ambiente de bem-estar corporativo. Um estudo veiculado pela revista Exame mostra que bons locais de trabalho são, também, 76% mais atraentes, 86% mais produtivos e 70% mais rentáveis, em média.

Existem diversos indicadores que podem ser sinais de ambientes tóxicos ou desagradáveis aos colaboradores. O alto índice de faltas injustificadas, evasão ou improdutividade são exemplos importantíssimos de uma má cultura organizacional.

O investimento em bem-estar pode ser voltado para processos menos burocráticos, soluções e conversas mais construtivas e projetos de crescimento sólido. Tudo isso ajuda a reter talentos que você já tem na sua equipe e também a atrair novos talentos para sua empresa. 

A liberdade e o bem-estar são motivos fortíssimos para alguém mudar ou se manter em uma organização. Por isso, quanto mais você otimiza as etapas, se torna acessível aos liderados e investe em conhecimento, maior será o número de talentos nas oportunidades e reconhecimento como referência de marca empregadora. 

Plano de retenção de talentos:

O plano de retenção de talentos é um norteador de como atrair e reter os bons taletos do mercado. Vou te passar alguns fatores que precisam fazer parte deste plano e tornar a sua marca ainda mais atrativa. 

  • Modifique as responsabilidades: atribua a responsabilidade de acompanhar a equipe para  gerentes e supervisores que estão diretamente ligados ao trabalho, assim os resultados serão mais assertivos.
  • Mude a prioridade no ambiente de trabalho: Priorize a manutenção de um ambiente de trabalho estimulante e não deixe de considerar a oportunidade de oferecer horários flexíveis. 
  • Tenha um plano de evolução de carreira: Ter um plano de carreira eficaz e promissor para os colaboradores, oferecendo promoção e surgimento de profissionais com alto padrão de desempenho. 
  • Meça o nível de engajamento dos colaboradores: promova os feedbacks e os momentos de one on one, assim você terá um acompanhamento aprofundado do momento profissional do seu colaborador e como ele encara os processos da empresa agora e o que pode ser melhorado.
  • Reconhecimento: invista em um quadro de funcionários do mês ou destaque da semana, esses feedbacks ajudam e motivam os funcionários. O reconhecimento é o maior vínculo que você pode criar com seus talentos. 
  • Liderança como referência: seja um líder inspirador, provoque atitudes positivas na sua equipe e lance desafios de superação para novos aprendizados, faça disso uma forma de inspirar a evolução da sua equipe. 
  • Use a tecnologia: Existem plataformas de gestão de RH que ajudam a analisar o desempenho dos colaboradores, além de auxiliar em diversas outras tarefas do dia a dia.
  • Invista na experiência de fazer da empresa:  elabore reuniões construtivas, explore os momentos de conhecimento com a liderança e sempre deixe seus liderados a par de tudo que está acontecendo. 
  • A mobilidade pode ser a solução: crie sistemas que facilitem a circulação dos colaboradores na empresa, para diferentes departamentos ou regiões do país onde existem filiais.

Aplicando na sua equipe:

Na prática, você irá priorizar o processo de contratação de talentos identificando quais deles têm afinidade com a sua empresa e com os propósitos que hoje sua organização possui.

Vale ressaltar que saber quais são os objetivos dos talentos na sua empresa que gostaria que estivessem na sua equipe, quais são as características como: propósitos, afinidades com o cargo e conhecimento.

Esses são alguns dos pontos que você deve reconhecer como importantes para saber quais talentos irão fazer parte da sua equipe. 

Outro ponto importante é o acompanhamento, então, feedbacks e on ones ajudam na comunicação interna entre liderança e liderado. Esse processo também facilita no planejamento estratégico de evolução de carreira. 

Conhecer os objetivos do seu liderado faz toda a diferença neste processo de evolução para que todos sigam rumo ao sucesso.

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“Agregue valor na vida das outras pessoas e veja como a evolução pode ser transformadora.” – Gustavo Mota – CEO do Sales Clube e fundador da We Do Logos

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