Você está preparado para se planejar e blindar a sua empresa contra as eventualidades econômicas que podem surgir no próximo ano?
Aqui vou trazer dicas completas para você ter um planejamento estratégico muito bem estruturado e focado no crescimento da sua empresa, mesmo em situações de crise.
Leia o artigo por completo e já prepare papel e caneta para este passo a passo.
O que é planejamento estratégico anual?
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que auxilia o empreendedor a traçar o caminho a ser seguido para atingir os objetivos do negócio.
Podemos dizer que é um tipo de jornada. Ele mostra onde a empresa está, para onde quer chegar e quais os passos necessários para alcançar essa jornada.
Além disso, o planejamento estratégico deve ser um método contínuo e sistemático para embasar a tomada de decisão dentro da empresa. Ele motiva o profundo conhecimento do seu negócio e enfatiza os setores que precisam de mais atenção.
Ele também proporciona feedbacks das áreas com maior crescimento, inovação e possibilidade de novos negócios. Assim, a apresentação de resultados será mais assertiva e voltada para as reais dores do seu público e necessidades de mercado.
Com o planejamento estratégico você terá previsibilidade completa em diversas hipóteses, sejam econômicas, políticas ou sociais. Desta forma, sua empresa estará preparada para alcançar o crescimento, mesmo em quadros improváveis.
Para que serve o planejamento estratégico?
Vou fazer um check list para você conhecer os objetivos do planejamento estratégico, veja abaixo:
- Desenvolver ações que conquistem novos clientes, retenham os atuais, ampliem e diversifiquem os canais de vendas;
- Introduzir novos produtos e serviços de forma estratégica, até porque não há necessidade de gastar tempo e dinheiro em novas soluções sem saber como colocá-las no mercado;
- Colocar a marca em primeiro lugar, pois ter um plano estruturado é uma vantagem competitiva sobre outras empresas;
- Prever cenários para determinar se vale a pena desenvolver um negócio ou investir nele;
- Lidar com a incerteza e o risco do mercado;
- Usar os recursos de forma adequada para os fins;
- Aumentar vendas e lucros;
- Melhorar a gestão financeira e a utilização de recursos;
- Evitar o risco de falência devido à má gestão em situações de crise.
Com este check list você pode resolver muitas questões que a sua empresa já tenha, além de preparar sua equipe para eventualidades financeiras e momentos de crise.
O planejamento estratégico é uma solução eficaz para vários líderes, inclusive para você que está buscando segurança em quadros inoportunos para evolução empresarial.
5 dicas para ter um planejamento estratégico completo:
Agora vamos às dicas para deixar o seu planejamento estratégico completo, elas estão abaixo e bem explicadas para você começar o seu um quanto antes, sempre considerando a realidade da sua empresa.
1- Determine a missão, visão e valores da corporação:
A definição da missão, visão e valores da empresa (MVV) deve ser totalmente compreendida, permitindo que o planejamento siga essas políticas. Isso é importante para a sustentabilidade a longo prazo do programa e o respeito às crenças da organização.
Se você ainda não possui esta declaração MVV, você precisa atualizá-la. Entenda melhor cada elemento:
- Missão: é a razão pela qual a empresa existe;
- Visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);
- Valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.
Você pode se inspirar em vários mentores do Sales Clube, que hoje trazem como pauta o trabalhar focado em propósitos, pois, o trabalho direcionado aos propósitos é muito mais motivador do que direcionar esforços sem objetivos.
2- Estabeleça as metas e os objetivos desejados:
O caminho que você quer seguir é o segundo passo do planejamento, e as metas que você quer alcançar devem estar bem estabelecidas. Por esse motivo, é importante que você defina metas e objetivos inteligentes. Mas como é feito?
Em primeiro lugar, deve-se entender que há uma diferença entre metas e objetivos. Objetivos são grandes resultados, onde você realmente quer chegar. Metas são conquistas de curto prazo, que servem como uma espécie de guia passo a passo para atingir metas.
As metas, em especial, devem seguir o padrão conhecido como SMART, desenvolvido pelo professor americano George Doran. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
3- Dê atenção especial ao público-alvo:
Na maioria dos casos, o público-alvo do planejamento é o consumidor final, que se destina a envolvê-lo em novas decisões de compra e armazenamento. Por isso, é preciso dar atenção especial aos clientes, segmentá-los e entender seus hábitos de compra.
Os clientes podem ser divididos em quatro categorias principais:
- Geográficos: cidade, estado, país, etc.;
- Demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;
- Psicográfico: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;
- Comportamental: atitudes, benefícios buscados, etc.
Ao entender seu público-alvo, você poderá criar uma estratégia de engajamento eficaz. Essas informações podem ser vistas como um ponto forte no aspecto mercadológico, além de representar uma vantagem significativa sobre os concorrentes.
4- Desenvolva um plano de ação:
O plano de ação representa as atividades que devem ser realizadas para atingir as metas e objetivos definidos no início. Geralmente, este programa é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada 5W2H, que significa 7 palavras em inglês:
- 5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?);
- 2 H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).
Crie uma tabela com as respostas para essas perguntas importantes. Dessa forma, você terá um manual para a implementação de cada etapa do programa e poderá explicar claramente o que precisa ser feito e como deve ser feito.
As chances de uma execução bem-sucedida serão ainda maiores quando você tem essas informações e dados bem claros.
5- Monitore os resultados conquistados:
Os resultados do monitoramento são uma maneira de ver se tudo está indo conforme o planejado, ou se algo precisa ser mudado. Portanto, é importante estabelecer as ferramentas que serão utilizadas para esse monitoramento e alinhar os especialistas nisso.
Os cronogramas podem ser uma boa opção para verificar o andamento dos programas que estão sendo implementados. Você também pode usar KPIs – também chamados de indicadores-chave de desempenho. Aqui estão alguns dos mais importantes:
- nível de satisfação dos clientes (NPS);
- índice de absenteísmo;
- evasão de clientes (Churn);
- índice de lucratividade;
- retorno sobre o investimento (ROI).
A seleção de um índice adequado irá variar de acordo com o objetivo final de cada planejamento. Se o objetivo é atrair e reter clientes, por exemplo, é quase obrigatório monitorar o NPS e a taxa de Churn. Por outro lado, se o principal interesse é conquistar a liderança de mercado, faz sentido seguir o índice de lucro.
Aplicando na prática:
Para você considerar todas as hipóteses e blindar a sua empresa de crises é importante ter esse planejamento anual, cuidar dos pontos fracos e enfatizar os pontos fortes. Vale dizer que uma Matriz GUT e uma Análise SWOT podem te ajudar muito na execução do seu planejamento.
Pesquise sobre o seu nicho de mercado e saiba quais são a tendência para o próximo ano, isso também vai contribuir para as novas implementações e oportunidades que podem surgir para sua empresa.
Tire esses últimos meses para avaliar quais foram os melhores resultados até aqui e como eles podem ajudar a traçar novas estratégias para obter novos resultados.
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Leonardo Castelo – Co-fundador e Presidente do Grupo Ecoville e 300 Franchising
“O time é o reflexo da Liderança” – Leonardo Castelo