Saiba como estruturar seu planejamento estratégico para 2023

Você está preparado para se planejar e blindar a sua empresa contra as eventualidades econômicas que podem surgir no próximo ano? 

Aqui vou trazer dicas completas para você ter um planejamento estratégico muito bem estruturado e focado no crescimento da sua empresa, mesmo em situações de crise. 

Leia o artigo por completo e já prepare papel e caneta para este passo a passo. 

O que é planejamento estratégico anual? 

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que auxilia o empreendedor a traçar o caminho a ser seguido para atingir os objetivos do negócio.

Podemos dizer que é um tipo de jornada. Ele mostra onde a empresa está, para onde quer chegar e quais os passos necessários para alcançar essa jornada.

Além disso, o planejamento estratégico deve ser um método contínuo e sistemático para embasar a tomada de decisão dentro da empresa. Ele motiva o profundo conhecimento do seu negócio e enfatiza os setores que precisam de mais atenção. 

Ele também proporciona feedbacks das áreas com maior crescimento, inovação e possibilidade de novos negócios. Assim, a apresentação de resultados será mais assertiva e voltada para as reais dores do seu público e necessidades de mercado. 

Com o planejamento estratégico você terá previsibilidade completa em diversas hipóteses, sejam econômicas, políticas ou sociais. Desta forma, sua empresa estará preparada para alcançar o crescimento, mesmo em quadros improváveis. 

Para que serve o planejamento estratégico? 

Vou fazer um check list para você conhecer os objetivos do planejamento estratégico, veja abaixo: 

  • Desenvolver ações que conquistem novos clientes, retenham os atuais, ampliem e diversifiquem os canais de vendas;
  • Introduzir novos produtos e serviços de forma estratégica, até porque não há necessidade de gastar tempo e dinheiro em novas soluções sem saber como colocá-las no mercado;
  • Colocar a marca em primeiro lugar, pois ter um plano estruturado é uma vantagem competitiva sobre outras empresas;
  • Prever cenários para determinar se vale a pena desenvolver um negócio ou investir nele;
  • Lidar com a incerteza e o risco do mercado;
  • Usar os recursos de forma adequada para os fins;
  • Aumentar vendas e lucros;
  • Melhorar a gestão financeira e a utilização de recursos;
  • Evitar o risco de falência devido à má gestão em situações de crise.

Com este check list você pode resolver muitas questões que a sua empresa já tenha, além de preparar sua equipe para eventualidades financeiras e momentos de crise. 

O planejamento estratégico é uma solução eficaz para vários líderes, inclusive para você que está buscando segurança em quadros inoportunos para evolução empresarial. 

5 dicas para ter um planejamento estratégico completo: 

Agora vamos às dicas para deixar o seu planejamento estratégico completo, elas estão abaixo e bem explicadas para você começar o seu um quanto antes, sempre considerando a realidade da sua empresa. 

1- Determine a missão, visão e valores da corporação:

A definição da missão, visão e valores da empresa (MVV) deve ser totalmente compreendida, permitindo que o planejamento siga essas políticas. Isso é importante para a sustentabilidade a longo prazo do programa e o respeito às crenças da organização.

Se você ainda não possui esta declaração MVV, você precisa atualizá-la. Entenda melhor cada elemento:

  • Missão: é a razão pela qual a empresa existe;
  • Visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);
  • Valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.

Você pode se inspirar em vários mentores do Sales Clube, que hoje trazem como pauta o trabalhar focado em propósitos, pois, o trabalho direcionado aos propósitos é muito mais motivador do que direcionar esforços sem objetivos.

2- Estabeleça as metas e os objetivos desejados:

O caminho que você quer seguir é o segundo passo do planejamento, e as metas que você quer alcançar devem estar bem estabelecidas. Por esse motivo, é importante que você defina metas e objetivos inteligentes. Mas como é feito?

Em primeiro lugar, deve-se entender que há uma diferença entre metas e objetivos. Objetivos são grandes resultados, onde você realmente quer chegar. Metas são conquistas de curto prazo, que servem como uma espécie de guia passo a passo para atingir metas.

As metas, em especial, devem seguir o padrão conhecido como SMART, desenvolvido pelo professor americano George Doran. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

3- Dê atenção especial ao público-alvo:

Na maioria dos casos, o público-alvo do planejamento é o consumidor final, que se destina a envolvê-lo em novas decisões de compra e armazenamento. Por isso, é preciso dar atenção especial aos clientes, segmentá-los e entender seus hábitos de compra.

Os clientes podem ser divididos em quatro categorias principais:

  • Geográficos: cidade, estado, país, etc.;
  • Demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;
  • Psicográfico: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;
  • Comportamental: atitudes, benefícios buscados, etc.

Ao entender seu público-alvo, você poderá criar uma estratégia de engajamento eficaz. Essas informações podem ser vistas como um ponto forte no aspecto mercadológico, além de representar uma vantagem significativa sobre os concorrentes.

4- Desenvolva um plano de ação:

O plano de ação representa as atividades que devem ser realizadas para atingir as metas e objetivos definidos no início. Geralmente, este programa é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada 5W2H, que significa 7 palavras em inglês:

  • 5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?);
  • 2 H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).

Crie uma tabela com as respostas para essas perguntas importantes. Dessa forma, você terá um manual para a implementação de cada etapa do programa e poderá explicar claramente o que precisa ser feito e como deve ser feito. 

As chances de uma execução bem-sucedida serão ainda maiores quando você tem essas informações e dados bem claros.

5- Monitore os resultados conquistados:

Os resultados do monitoramento são uma maneira de ver se tudo está indo conforme o planejado, ou se algo precisa ser mudado. Portanto, é importante estabelecer as ferramentas que serão utilizadas para esse monitoramento e alinhar os especialistas nisso.

Os cronogramas podem ser uma boa opção para verificar o andamento dos programas que estão sendo implementados. Você também pode usar KPIs – também chamados de indicadores-chave de desempenho. Aqui estão alguns dos mais importantes:

  • nível de satisfação dos clientes (NPS);
  • índice de absenteísmo;
  • evasão de clientes (Churn);
  • índice de lucratividade;
  • retorno sobre o investimento (ROI).

A seleção de um índice adequado irá variar de acordo com o objetivo final de cada planejamento. Se o objetivo é atrair e reter clientes, por exemplo, é quase obrigatório monitorar o NPS e a taxa de Churn. Por outro lado, se o principal interesse é conquistar a liderança de mercado, faz sentido seguir o índice de lucro.

Aplicando na prática: 

Para você considerar todas as hipóteses e blindar a sua empresa de crises é importante ter esse planejamento anual, cuidar dos pontos fracos e enfatizar os pontos fortes. Vale dizer que uma Matriz GUT e uma Análise SWOT podem te ajudar muito na execução do seu planejamento. 

Pesquise sobre o seu nicho de mercado e saiba quais são a tendência para o próximo ano, isso também vai contribuir para as novas implementações e oportunidades que podem surgir para sua empresa. 

Tire esses últimos meses para avaliar quais foram os melhores resultados até aqui e como eles podem ajudar a traçar novas estratégias para obter novos resultados. 

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Leonardo Castelo – Co-fundador e Presidente do Grupo Ecoville e 300 Franchising

“O time é o reflexo da Liderança” – Leonardo Castelo

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