A escolha de treinamentos efetivos que tragam resultados positivos para o time de vendas pode parecer um desafio para o gestor que se preocupa com os objetivos da empresa. Portanto, se você está buscando estratégias que promovam um treinamento completo, esse artigo é para você! Continue lendo e anote todas as dicas.
O que é um bom treinamento para o time de vendas?
Aplicar treinamento para equipe comercial é fundamental para alcançar objetivos, aumentar o volume de vendas e bater metas. Para idealizar um bom calendário de treinamentos é preciso saber detalhes como: tempo de capacitação, método, foco de cada treinamento, período de revisão desse conteúdo e como sua equipe pode aplicá-lo durante o atendimento ao cliente.
Não adianta você idealizar um super treinamento, com mentores capacitados que envolva todo o time, sem ter certeza que aquilo funcionará de alguma forma para a equipe. Até no processo de escolha da capacitação é necessário ter estratégia.
O treinamento deve ter como objetivo tornar sua equipe especialista no trabalho que está sendo feito, então não adianta tentar mantê-la em uma sala por horas a fio se o assunto não for impactar diretamente em seus resultados.
O treinamento deve ser focado e gerar uma combinação de aprendizados como: processos, desenvolvimento profissional, aumento de produtividade e melhores resultados.
Portanto, escolha um perfil de treinamento com cuidado, considerando os benefícios que ele traz para a equipe participante e como pode contribuir para a melhoria da produtividade e dos resultados.
Vale lembrar também que se o treinamento não representou um ciclo completo de conhecimento para sua equipe ou não trouxe desenvolvimento profissional, isso é sinal de que esse perfil de treinamento não é relevante o suficiente para sua equipe.
Não existe treinamento ruim, existe treinamento inadequado para sua equipe.
Quantas vezes preciso dar treinamento para o meu time de vendas por ano?
Não existe uma fórmula mágica para essa pergunta, pois o treinamento deve reunir alguns elementos para realmente fazer a diferença para sua equipe. Então, primeiro analise se o treinamento é inovador e tem uma metodologia prática que fará a diferença no processo de aprendizagem.
Seria fantástico todas as empresas conseguirem construir uma “mega” rotina de treinamento com metas de crescimento, mas isso não é a realidade. É preciso otimizar o tempo para que o vendedor saia do treinamento pronto para uma nova venda em um curto período.
Então pode-se dizer que o treinamento tem que ser completo em primeiro lugar, não tem como simplesmente reunir sua equipe, colocá-los em uma sala e alguém dizer: “Vendedores precisam ser motivados, vendedores precisam ser auto-suficientes”. motivado, olhe para os processos de motivação para o seu dia após dia.”
Isso não existe, um bom vendedor deve primeiro ter clareza de suas atribuições, e o treinamento que vai chamar a atenção desse perfil exigente que é o vendedor será o treinamento que ele acredita agregar conhecimento.
Então, não existe um período certo para o treino, existem treinos de ciclo completo de aprendizado e isso vai fazer a diferença no final do treino, ok?
Como escolher o conteúdo de treinamento para o time de vendas?
Conteúdo que realmente ensina. Pode parecer óbvio, mas não é, existem muitos mentores por aí que falam sobre treinamento de vendas, mas não fornecem nada além do básico.
Um bom conteúdo para o processo formativo é um conteúdo inovador, dinâmico e construtivo. Não há a menor possibilidade de sua empresa alcançar novos resultados aprendendo o mesmo, certo?
O mesmo vale para a equipe de vendas em treinamento, quando os gestores terminam o treinamento já sabem quais os temas que serão abordados, mas é fundamental saber se são temas que precisam ser desenvolvidos na sua empresa.
Vamos dar pelo exemplo? Se sua equipe está lutando com argumentos ou melhorando o processo de quebra de objeções, não faz sentido contratar para treinamento em, digamos, reconhecimento do sistema.
Você precisa alinhar o conteúdo do treinamento com os objetivos da empresa, considerando resultado, crescimento e necessidades do mercado.
Treinar não adianta, só para ter a consciência tranquila que como gestor você apoia o treinamento da equipe, é preciso uma estratégia.
Qual o valor de um bom treinamento para o time de vendas?
Valor é algo bastante relativo, quando falamos de valor podemos considerar o valor gerado pelo treinamento e o preço a ser pago pelo treinamento. Portanto, não existe uma definição clara sobre esse ponto.
Contudo, quando falamos de precificação de treinamentos, é necessário alinhar expectativa e realidade, por isso, para escolher um bom treinamento o gestor precisa pesquisar quais são os pontos que precisam ser revistos na sua empresa.
Considerar as melhorias que precisam ser feitas deve ser o princípio de toda escolha, considerando, logicamente, a realidade financeira da empresa. Nem sempre o mais caro do mercado é o melhor para sua empresa, assim como, o mais barato pode não atender todas as necessidades.
Por isso, foque no conteúdo ofertado pelo treinamento, assim sua equipe será treinada para bater metas, alcançar objetivos e chegar no propósito da empresa, sempre respeitando a cultura e a missão do seu negócio.
Quem do meu time eu preciso treinar primeiro?
Não existe uma hierarquia de treinamento, porém, é importante ressaltar que as lideranças também precisam ser treinadas e capacitadas para o mesmo objetivo do time de vendas, alcançar propósitos empresariais.
Não adianta você treinar os vendedores, se o supervisor ainda não compartilha do mesmo processo de pensamento e evolução de vendas. Assim, o seu próprio time não entrará em um consenso de decisões e posicionamentos diante de um conflito e questão imposta pelo cliente.
Portanto, treinar o time de vendas é muito importante, mas, treinar a liderança também faz parte da mudança de comportamento da sua empresa como um todo. Manter a empresa inteira na “mesma página” faz parte de uma gestão estratégica saudável e acessível.
Treinar a liderança, pode ser um tarefa mais complexa, mas, precisa estar no seu radar, como gestor, para ter uma evolução completa do conceito aplicado, seja diretamente com o cliente ou na comunicação interna, desenvolvendo uma padrão de forma natural.
Posso treinar funcionários que não concordam com a cultura da empresa?
Na verdade, o correto é não contratar ninguém que não concorde com a sua cultura empresarial. Assim, você evita vários problemas futuros, mas, como a questão não é essa, vamos pensar que esse funcionário apesar de estar fora da cultura ainda traga resultado, vale a pena mantê-lo?
Essa é a pergunta que você precisa se fazer, o gestor precisa entender o quanto esse funcionário vale a pena não apenas para ser treinado, mas, para ser mantido na empresa, considerando que, mesmo após o treinamento, ele manterá esse comportamento que não condiz com a cultura e visão empresarial.
Portanto, a dica aqui é não treine se você vai demitir ou se você acredita que o funcionário não está alinhado com a cultura da empresa. Assim, você acaba tirando a oportunidade de um membro que realmente faça a diferença no longo prazo.
Enfim, não adianta treinar sem objetivo ou dar um treinamento de baixa qualidade, porque o preço está bom. O gestor precisa ter estratégia para treinar e saber qual é o objetivo de cada treinamento.
Assim, as capacitações terão a missão desenvolver o seu time e provocar um novo comportamento, gerando uma cadeia de melhorias para os resultados individuais e coletivos. Então, se você precisa conhecer mais sobre treinamento de vendas e como treinar, clique aqui e conheça a Universidade OSV, o maior treinamento para vendedores que o mercado já viu.
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